top of page

Tipos de vasos

  • boutiquedasuculent
  • 20 de abr. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 15 de dez. de 2022

Você sabia que existem inúmeros tipos de vaso e diferentes formas de usá-los? Pois é, gente, existem vasos de barro, cimento, madeira, metal, plástico e polietileno (fora aqueles vasos reciclados que a gente usa com produtos que acabaram em casa). Antes de escolher qual você vai plantar é necessário que você conheça sua planta e a região onde você mora, estes vão influenciar na sua escolha pois é importante saber qual o tamanho da sua planta no momento do plantio, como suas raízes crescem, se ela precisa de muita ou pouca água, se ela vai ficar dentro ou fora de casa, se a região que você vive tem muita chuva ou muito sol e se é propenso a fungos.


Tamanhos de vasos

Os tamanhos de vasos mais comum no mercado variam entre 6-21. Dependendo da espécie que você vai plantar, lembre-se que as plantas crescem e você vai ter que trocar sua planta de vaso periodicamente. Mas não vai colocando sua planta num vaso enorme porque também não dá certo. É necessário entender que ela tem o processo de crescimento e ela precisa do vaso certo para se desenvolver, além disso, em muitos casos um vaso muito grande para uma planta pequena pode causar apodrecimento nas raízes pois não permite o solo secar no tempo que a planta precisa.


Além dos vasos comuns, existem as bacias onde você pode plantar uma quantidade maior de plantas. Em todos eles é possível fazer combinação de plantas e montar mini jardins ou compor os vasos num design paisagístico dentro da sua casa (e fora também).


Vaso ou Cachepot?

Atenção, cuidado na hora de escolher seu vaso para não comprar um chachepot. Os cachepots em geral servem apenas como decoração, diferentemente dos vasos para plantio, eles não possuem drenagem. Portanto, lembre que sua planta precisa da drenagem, principalmente suculentas, então é necessário escolher um vaso que contenha drenagem. Algumas pessoas fazem furos embaixo dos cachepots quando não encontram vasos que se adequam a estética que procuram, mas para isso é preciso ter cuidado de fazem um furo que não fique em contato direto com o chão podendo provocar acumulo de água e gerar apodrecimento das raízes e/ou a proliferação de pragas. No entanto se você vai colocar o cachepot dentro de casa o ideal é que ele não tenha furos, evitando molhar sua casa limpinha ou deixar algum resíduo de sujeira, então você pode colocar um vaso com drenagem dentro do cachepot e fazer a limpeza periodicamente ou, se você tiver o controle da rega é possível cultivar em recipientes sem furo.


Tipos de Vaso

Cerâmico ou barro: aqui na boutique das suculentas a gente gosta muito desses vasos pois eles mantém o solo um pouco mais seco que os demais, e aqui a gente tem um clima muito úmido, portanto isso é muito importante. Mas nem todas as plantas gostam desse sistema. O vaso de barro proporciona uma temperatura constante para o solo onde sua planta está, mas ao mesmo tempo pode acabar disputando a água da rega. Então é necessário vigiar para ver se seu solo precisa de mais água. Além disso esse material está suscetível a quebrar, criar lodo, ressecar e são pesados.



Metal: os vasos de metal já são mais leves e resistentes e podem formar uma bela composição no seu jardim, no entanto eles são mais caros e por isso não são acessíveis a todos.


Madeira: são mais usados como chachepots, porque precisam de um vaso por dentro, mas se você não vê problema em trocar de vaso com mais frequência, pode plantar diretamente nele dando um estilho bem rústico e com raízes e substrato amostra (como no caso das orquídeas, fica lindo). Porém a madeira apodrece com o tempo e dependendo de qual o tipo pode ser bem caro.


Cimento ou pedra: recomendados para áreas externas são bastante pesados e difíceis de deslocar, mas possuem um longa durabilidade.


Polietileno: estes podem ser usados tanto na área externa quanto interna, são leves e mais fáceis de ser transportados, além disso, eles possuem uma diversidade maior de acabamentos e cores, mas podem ser um tanto caros.

Plástico: são os mais comuns e mais baratos, ainda são leves e possuem uma diversidade de tamanhos e formas. São muito fáceis de achar no mercado, e geralmente são usados dentro dos cachepots, mas deve-se ter cuidado pois em áreas externas pode aquecer e prejudicar a planta.


Vidro: geralmente usado em decorações internas com flores de corte, porém são muito utilizados também no hidro plantio. É necessário sempre manter ele limpo e trocar a água regularmente para que fique bonito.


Produtos reciclados: E quem disse que não se pode plantar em produtos reciclados? Você mesma pode pegar litros de refrigerante ou produtos de limpeza, vidrinhos de geléia e usar a criatividade ou apenas deixar as plantas embelezarem esse recipiente.

Então agora é só você ver quais os plantas se adequam e qual o tipo de composição que você quer fazer na sua casa e comprar os vasos necessários para isso, são muitas opções – redondo, oval, quadrado, retangular, alto, baixo – não compre tudo igual, vai brincando com os formatos cores e tipos de plantas, você vai ver, vai ser incrível!

Comentarios


Formulário de inscrição

Obrigado(a)

(22) 997609037

©2021 por Boutique das Suculentas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page