top of page

Como cultivar Sedum

  • boutiquedasuculent
  • 26 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de ago. de 2022

Este é um amplo gênero da família das Crassulaceaes que pode ter origem de áreas montanhosas, rochosas tanto no hemisfério Norte, como no Sul. Esse grupo foi descrito por Carl Linnaeaus em 1753 como sedum e possuía 600 espécies inicialmente, sendo, posteriormente, reduzidas a 450 espécies com 32 gêneros segregados. O nome “sedum” deriva do latim “sedeo”, que significa sentar, ele possui esse nome por causa do seu hábito crescente onde eles sentam e se estendem por onde estão plantados.


Este é um grupo diverso que contém plantas anuais, bienais e perenes de solo, semiarbustivos e arbustivos. Eles geralmente possuem caules grossos e folhas atraentes, carnudas e coloridas que variam de pequenas a grandes. Suas cores podem mudar conforme as estações e o estresse que a planta sente conforme o cultivo, podem ser verdes, azuis, amarelos, laranjas e roxos. Suas flores geralmente em formas de estrela podem ter geralmente 5 pétalas se aglomerando em cachos e com cores que podem ser rosa, vermelho, amarelo ou branco. Elas são muito atrentes para abelhas ou borboletas.


O sedum tolera uma ampla variedade de condições de cultivo e são uma boa escolha para compor um jardim. Vamos ver agora como cultivá-lo?

Cultivo

Luz: eles crescem melhor em condições onde possam receber 6 ou mais horas de sol diariamente. Podem ficar bem em sombras iluminadas, mas nunca em lugares escuros, por isso se for cultivar dentro de casa, coloque-o na janela.

Solo: o solo encharcado não é o ideal para o sedum, causando podridão em suas raízes, por isso o solo bem drenado é a melhor escolha para o plantio deste gênero. Ele pode prosperar em solos rasos e rochosos, sendo uma boa opção para telhados verdes.

Temperatura: toleram bem tanto o frio extremo como o calor e a seca.

Rega: em geral são tolerantes a seca, mas algumas espécies gostam um pouco mais de água. Por isso faça uma rega regular. Verifique a umidade do solo antes da rega e, quando completamente seco, molhe bem. As espécies cultivadas em vasos geralmente precisam de um pouco mais de água que as cultivadas no chão.

Fertilização: pode ser fertilizado a cada primavera com um fertilizante orgânico.

Replantio: é necessário fazer o replantio quando suas plantas estiverem maior que os vasos atuais. Este pode ser feito nas estações mais quentes, como a primavera e o solo deve estar seco no momento do replante.

Poda: é necessário a poda de limpeza, removendo as folhas e caules velhos.

Propagação: são muito fáceis de serem propagados, podendo ser multiplicados por estacas, por folhas, por divisão da planta após a floração e por sementes. Além disso eles possuem um crescimento bem rápido.

Pragas e doenças: em casos de excesso de plantas num mesmo lugar ou excesso de água o sedum fica sujeito a infestação de insetos como as cochonilhas. Caracóis e lesmas também podem ser um problema. Também em ambiente úmido eles podem ser atacados por podridão, ferrugem e mofo.

Toxicidade: não são tóxicos para seres humanos adultos, mas podem ser para pets e crianças.


Comments


Formulário de inscrição

Obrigado(a)

(22) 997609037

©2021 por Boutique das Suculentas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page