Cacto x Suculenta: qual é a diferença?
- boutiquedasuculent
- 18 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de jul. de 2022
A primeira coisa que você deve saber é: o cacto é um suculenta! Agora, você deve estar pensando “como assim?”, mas é verdade. Vamos te explicar o por quê.
Bem, suculentas são plantas que tem como característica principal armazenar água em partes do seu corpo. Algumas armazenam nas raízes como as Euphorbias, outras armazenam nas estacas como Stapelias ou Pachypodiums. Os cactos tem a mesma habilidade, por isso ele se enquadra na definição de suculenta. “Todos os cactos são suculentas, mas nem toda suculenta é uma cacto.”
O que define um cacto?
Todos eles pertencem a família dos Cactaceae, e tem muitas características que os definem como pertencentes a essa família e, por surpreendente que seja, ter espinho não é uma delas.
Não, os espinhos não são a única característica que definem os cactos como cactos, existem outras suculentas que possuem espinhos e não são da família Cactaceae como Euphorbias e Agaves. E alguns cactos não possuem espinhos como muitas das Lophophoras.
O que define os cactos são as aureolas. Aureolas é o lugar onde os espinhos, glochids (pêlos), galhos e flores podem brotar, e todos os cactos possuem, enquanto suculentas que não são cactos não possuem. Elas não são difíceis de encontrar, podem ser macias ou como caroços no corpo do cacto.
Agora na hora de diferenciar uma suculenta de um cacto veja se ela tem aureolas, porém lembre-se que para toda regra existe uma exceção, e os cactos são os mais difíceis de serem identificados, portanto pesquise com bastante paciência para identificar suas plantinhas.
Fonte: World Of Succulents.
Comments