Stapelia Grandiflora
- boutiquedasuculent
- 22 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de nov. de 2022
É uma planta semelhante ao cacto da família da Apocynaceae, com hastes eretas aveludadas verdes ou avermelhadas, e floresce geralmente no verão ou outono mostrando suas flores gigantes em forma de estrela do mar. Esta planta é nativa da África do Sul e é muito semelhante a Stapelia Hirsuta sendo diferentes apenas pelo seu pedicelo, veja:
Fotos: 1. Stapelia hirsuta L. Foto: Valentino Vallicelli
2. Morfologia da Flor
3. Stapelia Grandiflora
Ela possui inúmeras variações e híbridos. Geralmente tem características perenes e pode formar um aglomerado de até 50 cm de diâmetro, seus botões não pontudos e sua polinização é feita por moscas. Não tem um cheiro muito agradável, mas tem uma beleza encantadora, as cores de suas flores podem variar entre laranja, vermelho-escuro, marrom-púrpura e chocolate.
Variações: Stapelia desmetiana e Stapelia Grandiflora Masson.
Cultivo
Em geral são de fácil cultivo, mas lembre-se sempre de plantá-la em um solo arenoso e não regar excessivamente, apenas quando a planta estiver seca. Ela fica muito bem em vasos de barro, pois eles geralmente permitem melhor aeração, a secagem entre as regas e mantém a temperatura do solo. Você pode dar acabamento com areia ou pedriscos evitando o acumulo de água perto das hastes, mas aqui na Boutique nós não demos acabamento, apenas utilizamos carvão que ajuda a equilibrar os nutrientes da terra e eliminar os fungos.
Nos períodos mais frios é indicado regar menos vezes, já nos climas quentes ela aceita um pouco mais de rega e do uso de fertilizantes, mas lembre-se sempre de testar antes de regar. Você pode enfiar um palito ou o próprio dedo para ver se a terra ainda está húmida ou seca, se estiver seca, regue. Ela aceita ficar no sol pleno por algumas horas, mas também fica bem em sombra clara. Pode ser facilmente propagada por meio de suas hastes e indica-se o replantio a cada 2 anos.
BOUTIQUE DAS SUCULENTAS
Fonte: Llifle, World Of Succulents, UFRGS.
コメント