Pragas: Cochonilhas
- boutiquedasuculent
- 18 de out. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 22 de nov. de 2021
Você já deve ter se deparado com esses monstrihos em seu cultivo. Essas pequeninas são unidas e juntas elas causam uma grande destruição. E se você ainda não sabe ou não viu, hoje você vai conhecer um pouco sobre elas.
O que é uma cochonilha?
Pra começar não existe só uma espécie de cochonilha, elas são variadas e são bem pequenas podendo ter até 8 mm de comprimento. As espécies mais vistas são as de cores brancas ou marrom, porém existem outras variações na cor rosa, preta, amarela, entre outras. Elas também podem ser providas ou não de carapaça. Esses pequenos seres sugam as plantas se alimentando de sua seiva e podem atacar qualquer parte da planta e enfraquecê-la. E não pense que só isso estraga sua planta, as cochonilhas também podem ser transmissoras de doenças para suas plantas.
Tipos de Cochonilha:

Cochonilha Branca
Essas pequeninas possuem uma camada cerosa branca sobre elas. Seu macho é alado e após a reprodução morre, ele quase não se alimenta de plantas. Ela possui três fases de crescimento, ovos que eclodem 10 dias após serem colocados, então nascem as lavas (ninfas) e após isso se tornam adultas.
Foto: EMPRABA. Fonte: Pergunte ao Agronomo.

Cochonilha de Carapaça
Leva até 30 dias para completar todo o seu ciclo de vida. Seus ovos ficam protegidos pela carapaça. Esse tipo de cochonilha é muito comum em plantas que estão muito agrupadas e até mesmo o vento pode ajudar em sua disseminação.
Foto: Pergunte ao Agronomo. Fonte: Pergunte ao Agronomo.

Cochonilha Rosada
Quase não é vista no Brasil. Possui uma camada cerosa branca na parte de trás e pode depositar até 600 ovos.
Foto: Foresty Images. Fonte: Pergunte ao Agronomo.

Cochonilha de Carmim
Você não vai acreditar, mas essa cochonilha é usada como corante. Ela produz uma coloração vermelha a qual é utilizada em alimentos e até mesmo em tecidos. O ciclo dela é um pouco maior chegando até 180 dias. Cada fêmea pode colocar até 500 ovos. É uma cochonilha vista exclusivamente em cactos.
Foto: Pergunte ao Agronomo. Fonte: Pergunte ao Agronomo.

Cochonilha cabeça de prego
Pode chegar até 2 mm de tamanho e podem depositar até 150 ovos. Seu ciclo é de até 16 semanas, sendo muito afetada pelo clima.
Foto: Foresty images. Fonte: Pergunte ao Agronomo.
Quais são os sintomas decorrentes do ataque de cochonilhas?
As cochonilhas injetam toxinas na planta e isso pode gerar diversos problemas no cultivo, dentre os quais:
Má formação;
Amarelamento da planta, chamado de clorose, e secamento da planta;
Enfraquece e faz a planta ficar subdesenvolvida;
Faz com que as flores caiam antes da época;
Pode causar a morte da planta.

Fumagina
Como consequência disso ocorre um retardamento na produção de plantas. As cochonilhas também produzem uma secreção adocicada que deixa a área vulnerável à fumagina. A fumagina é uma doença que cobre os tecidos vegetais, ela possui coloração negra e impede a fotossíntese a respiração da planta acometida por esta doença. Porém por não penetrar no tecido vegetativo ela pode ser removida facilmente com os mãos.

Formigas e Cochonilhas unidas
Outra consequência dessa secreção adocicada produzida pela cochonilha é o aumento do número de formigas. Elas são atraídas e se alimentam dessa secreção. A partir disso elas criam uma relação onde as formigas tem o papel de proteger as cochonilhas de inimigos naturais e também podem contribuir carregando as cochonilhas para outras plantas.
Como controlar o ataque dessa praga?
Segundo Cardoso (2019) do site “Pergunto ao Agronomo”, é necessário entender o ciclo de vida da cochonilha para obter o controlo sobre ela. Você pode entender melhor isso quando você já aplicou o inseticida na planta e alguns dias depois elas estão de volta. Veja, isto acontece porque você matou aquelas que o inseticida conseguiu alcançar, mas possivelmente alguns ovos estavem em áreas onde não foram alcançadas, por isso é necessário aplicar novamente após 10 dias, por exemplo, em casos de cochonilhas brancas. Existem uma infinidade de inseticidas, tanto naturais quanto químicos, fica a seu critério utilizar o que melhor lhe atende.

Cochonilha de carapaça
Ao conseguir controlar as cochonilhas, você deve agora fazer o possível para evitá-las e isso pode ser feito utilizando repelentes de insetos a cada 10-15 dias. Esses repelentes também podem ser feitos de forma caseira e natural.
É importante que esses produtos sejam aplicados quando não houver incidência direta do sol no planta e em horários com o clima mais ameno. No fim da tarde é ideal. Fazer desta forma evita que a planta sofra queimaduras e que alguns insetos do bem, como as abelhas, não sejam afastadas (como no caso do óleo de neem). Cardoso (2019) também diz que molhar a planta antes de aplicar o produto também ajuda a evitar queimadura e espalhar o produto. Além disso misturas feitas com detergente também ajudam a espalhar o produto com mais facilidade.
Gostou de saber mais sobre elas? Compartilhe esse post com seus amigos!
Comments