Echeveria Chroma
- boutiquedasuculent
- 17 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de out. de 2022
Uma belíssima suculenta das família das echeverias, essa planta apresenta uma variegação sazonal com várias cores que podem ser rosa, damasco, ouro, vermelha e quase branco. Ela possui uma roseta bem formada, muito linda que pode chegar até 7,5cm de diâmetro. Além disso ela é uma planta que se ramifica rapidamente. Sua floração pode acontecer no equinócio de outono, como foi a nossa, com uma haste prolongada e com flores em forma de sino rosas.
Ela é muito confundida com a Echeveria Melaco, no entanto elas apresentam algumas diferenças, principalmente quando se trata da coloração. Quando a E. Chroma está estressada esta apresenta uma tonalidade quase preta, além de apresentar as variegações avermelhadas, brancas, ouro ou damasco. No entanto, a E. Melaco em seu estresse já apresenta uma coloração alaranjada. Suas folhas e tamanho também são diferentes, veja a seguir:

Perceba que o miolo da E. Chroma e da E. Melaco se desenvolvem de forma diferente, a E. Melaco apresenta algo como uma espiral, enquanto a E. Chroma já possui uma forma diferente de crescimento. Perceba também como a E. Chroma se ramifica enquanto a E. Melaco não, ela desenvolve sua roseta de forma central. Outras diferenças são o tamanho e a floração, a E. Chroma é menor e apresenta flores rosas, enquanto a E. Melaco é maior e apresenta flores alaranjadas.
Como cultivar
Elas não são complicadas e ficam muito bem em sombras bem iluminados ou a sol pleno. Assim como outras Echeverias é importante que nunca fique água parada em sua roseta, pois pode causar podridão e doenças fúngicas que matam a planta. Remova também as folhas mortas para evitar que elas se tornem um refúgio para pragas, como cochonilhas. Antes de regar verifique se o solo está completamente seco e posicione sua planta de acordo com a luz que ela precisa. Replante quando necessário e preferencialmente em estações quentes. Ela pode ser propagada por estacas, folhas ou semente, mas o meio mais fácil pode variar, veja qual é a melhor forma no seu cultivo.
Comments