top of page

A maior planta suculenta do mundo

  • boutiquedasuculent
  • 12 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de jul. de 2022

Nativa da África a Baobá (Adansonia Digitata) é considerada a maior planta suculenta do mundo, ela é muito importante na cultura africana sendo um meio de fornecer água, abrigo, comida e um auxílio no tratamento de doenças. Usadas em alguns casos como cisternas, essas árvores podem armazenar cerca de 120.000 L de água. De aparência grotesca, como afirmam alguns, ela pode ter até 28 m de circunferência em seu tronco e 25 m de altura. Seus galhos são semelhantes a raízes e não apresenta folhas por muito tempo no ano, apenas no período de Julho a Janeiro. Sua floração ocorre apenas uma noite no período de maio a Agosto sendo polinizada por morcegos.

Existem alguns exemplares no Brasil, que podem ter sido trazidas por colonizadores, pássaros ou pelos escravos, de acordo com teorias, mas de fato ela é encontrada em seu habitat na África do Sul, Botswana, Namíbia, Moçambique e outras localidades tropicais do continente Africano. Elas geralmente estão inseridas em bosques quentes e secos de solo pedregoso recebendo pouca chuva.

Fotos não autorais


Usos

Ela possui muitos usos medicinais, por exemplo, suas folhas podem combater anemia, raquitismo, asma, entro outros. Ela também pode ser servida como alimento misturada em cereais, sendo rica em ferro, cálcio, proteína, etc. As raízes, as sementes e o fruto também podem ser consumidos, inclusive o fruto é rico em vitamina C podendo combater malária, sarampo, catapora, inflamações e febre.

Suas cascas podem ser utilizadas para a confecção de fibras para fazer tapetes, esteiras, cordas, linhas, redes, sacos e roupas. É uma fibra muito resistente. Como dito anteriormente ela pode ainda ser utilizada como cisterna para armazenar até 120.000 L de água e ainda pode ser usado para a confecção de instrumentos musicais e utensílios. Na construção civil é pouco usado, mas existem relatos de pessoas que utilizam o Baobá como própria residência ou loja.


Cultivo

Em localidades onde existe o Baobá no Brasil, esta planta foi tombada. Para cultivá-la você pode plantar sementes de preferência nas estações mais quentes onde seu crescimento é melhor. Elas podem ser inicialmente plantadas na areia e regadas com uma certa frequência, mas após germinarem, podem ser replantadas em uma recipiente com solo bastante drenante, podendo ser adubada com farinha de ossos. A Baobá não tolera geadas e frio, por isso deve ser cultivada em localidades quentes ou em estufas.


Fonte: World of Succulents; Llifle; VAINSENCHER, Semira Adler. BaobáPesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar>. Acesso em: dia  mês ano. Ex: 6 ago. 2009.

Commentaires


Formulário de inscrição

Obrigado(a)

(22) 997609037

©2021 por Boutique das Suculentas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page