Tudo em família
- boutiquedasuculent
- 10 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de dez. de 2021
As plantas suculentas são um grupo de espécies caracterizadas por sua habilidade de armazenar água, por isso a maioria delas pode sobreviver por um tempo sem água. Elas também gostam de luminosidade podendo viver bem em sol pleno. Além disso, diferente das outras plantas plantas seu processo de fotossíntese acontece durante a noite. Essas belas suculentas apresentam variações de acordo com o clima e o cultivo em que estão inseridas de forma que, muitas vezes, pode alterar até mesmo sua aparência. Apesar de suas peculiaridades, as suculentas possuem grupos de famílias das quais o cultivo das espécies é muito semelhante.
Crassulaceae
Essa é a maior família, sendo a que contém o maior número de espécies, estando inclusos nessa família o Sedum, o Sempervivum, a Sinocrassula, a Echeveria, a Crassula, o Pachyphytum e o Graptophytum. Essas especies podem ser cultivadas em geral em climas mais amenos suportanto boa luminosidade. Devem ser plantadas em solos com boa drenagem e precisam ser adubadas regularmente. Podem ser acometidas por fungos e pragas como colchonilhas e lagartas de solo. Porém, a sua maioria é propagada de forma fácil através de suas folhas, estacas ou estolões.
Cactaceae
Os cactos em sua maioria gostam de sol pleno, ou seja muita luz e calor, porém podem ser cultivados em climas mais amenos. No entanto a quantidade de luz pode variar depoendendo da idade do cacto, por exemplo, cactos mais novos não precisam de sol constante, podendo ficar algumas horas a mais em sombra iluminada. Também precisam de um solo com boa drenagem e adubação, esta varia de acordo com a estação do ano. As regas também varia com a idade e a estação do ano, observando e o período de dormência e/ou crescimento da planta. Também pode ser atacado por colchonilhas e fungos. Sua multiplicação é feita através de sementes, por estacas ou por enxertos.
Euphorbiaceae
Dentro desta família estão os gêneros da Euphorbia, Monadenium e Pedilanthus. Elas preferem lugares bem ensolarados e com altas temperaturas, porém algumas espécies resistem a climas mais frios. Um ponto importante a ressaltar é o cuidado que se deve ter com esta família é que algumas de suas espécies possuem uma seiva tóxica que pode causar queimaduras, por isso é necessário usar equipamento de proteção ao manusear as plantas desta espécie. Assim como as famílias citadas acima, as espécies desta família apreciam um solo bem drenado, adubação, regas regulares e pode ser multiplicada por meio de suas estacas.
Xanthorrhoeaceae
Apesar do nome difícil dessa família, as espécies inclusas nesse grupo são bem conhecidas, são as Aloes, Gasterias e Haworthias. Nesse grupo as Aloes preferem locais com mais luminosidade enquanto as Gasterias e Haworthias preferem lugares mais sombreados. Elas suportam uma grande variação de clima, mas precisam estar em solo com boa drenagem. Essas espécies podem ser regadas com um pouco mais de frequência que as demais suculentas já citadas. também precisam ser adubadas e podem se propagar por meio de sementes, divisão de seus brotos ou por estacas. São plantas que não sofrem tanto com ataques de pragas ou fungos.
Apocinaceae
Nesta família estão inclusos os gêneros Pachypodium, Adenium, Stapelia e Orbea. O Pachypodium e o Adenium preferem lugares mais ensolarados e climas mais quentes podento ser multiplicados por meio de suas sementes. Estes gêneros são pouco atacados por pragas ou doenças, porém podem apresentar ácaros ou pulgões. Já a Stapelia e a Orbea podem ser regadas com uma frequência maior que as demais plantas e aceita lugares mais sombreados. Este gênero é mais atacado por colchonilhas e fungos. Podem ser facilmente multiplicadas por meio do destacamento de seus brotos, ou por suas estacas.
Aizoaceae
Nessa família estão os Lampranthus, Carpobrotos, de porte grande e fáceis de serem cultivadas; e os Lithops de porte pequeno e um pouco mais complicados exigindo um pouco mais de cuidado. Ambos os gêneros precisam de um solo com boa drenagem e regas mais cuidadosas que os gêneros das demais famílias. Essas espécies em sua maioria são mais frágeis e por isso não resistem ao sol constante e climas muito quentes. São multiplicadas principalmente por sementes.
Existem mais famílias e os cuidados com as espécies são semelhantes. Porém é sempre importante no seu cultivo e na sua localidade você observar suas plantas e como elas se adaptam a cada tipo de cuidado. Lembre-se que aqui as informações são gerais podendo variar um pouco entre algumas espécies, mas vale a oena saber um pouco mais sobre as famílias e como as espécies dentro delas possuem similaridades nos cuidados gerais.
Comentarios