Othonna capensis ‘Colar de Rubi’
- boutiquedasuculent
- 1 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de set. de 2022
Do gênero othonna, o colar de rubi é uma suculenta de vida perene e de hábito pendente. Seu habitat natural são solos rochosos. Ela cresce livremente e possui folhas que podem ter entre 1 e 2 cm semelhantes a pequenos pepinos, essas folhas podem ter coloração verde, roxo ou bordô. Seus caules podem se tornar um tanto lenhosos perto da base de crescimento e possuem uma cor vermelho rubi, por vezes apresenta raízes nos nós conforme o crescimento da planta. Suas flores podem aparecer durante o ano todo dependendo da região climática, aqui na região serrana do Rio de Janeiro ela começou a florescer no outono e continua no inverno. Suas flores são semelhantes a margaridas de coloração amarela e de haste vermelho rubi. Elas se fecham durante o período de pouca luz e produzem sementes cabeludinhas.
Cultivo
Algumas othonnas podem ser bastante resistentes, já outras mais frágeis. Elas podem ser plantadas em vasos veia lua, cuias ou até mesmo em solos rochosos no jardim, pois como crescem formando uma cobertura no solo pode formar um belo tapete colorido. A Othonna capensis gosta de ambientes quentes, regas moderadas, muita luz e um solo um pouco mais seco.
O solo precisa ser muito mais drenado do que comummente é usado em suculentas e é aconselhável que seja rico em nutrientes, porém ela vive bem num solo mais pobre. A rega deve ser moderada durante a primavera e o outono, deixando o solo mais seco no inverno. Essa planta se adapta bem a diferentes climas e cuidados, porém em solos muito úmidos ela encontra dificuldade de enraizamento. Elas toleram bem o sol pleno e se desenvolve bem em meia sombra.
Com o tempo as flores desta espécie precisam ser removidas para manter uma aparência mais arrumada e algumas vezes é necessário fazer algumas podas na planta, principalmente se cultivadas em vasos. A propagação pode ser feita a partir desses cortes de galho, replantando-os em outro vaso ou no mesmo; esse corte deve ser feito preferencialmente no final da primavera.
Fonte: Llifle.
Comments